quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Respeito

Respeito: é isso que neste momento sinto por um amigo que recentemente decidiu desaparecer. Os sentimentos são ainda extremamente confusos e jamais vou saber e compreender o que o levou a deixar de gostar de estar entre a gente. Jamais saberia, mesmo se ele ainda estivesse aqui. Afinal, seria ontologicamente impossível sentir tudo que ele sentiu. E, mesmo, não gostaria.

Gostaria sim de poder ter ajudado. Não mais, porque não teve qualquer "tantinho" que fosse. Tudo, para mim, foi simplesmente muito inesperado. Gostaria mesmo que ele ainda estivesse aqui para viver tudo que sua irmã disse que ele ainda gostaria de fazer. Mas, enfim, eu me silencio e respeito. Simplesmente porque morrer não deve ser fácil e, quanto mais nós pudermos retardar a morte, assim, melhor.

Volto a algo que sua irmã disse durante o enterro: "ele leu muitos livros, mas não leu o único que traria paz para ele". Então gostaria de fazer jus à sua memória e repetir o que já disse inúmeras vezes: não acredito em deus, nem deuses. Não acredito em vida após a morte, nem que meu amigo está em algum lugar, sequer que vou encontrá-lo um dia "por aí". E isso sempre me dá mais fôlego e mais energia para viver num mundo em que discordo e desgosto de muita coisa.

A vida é única. É uma oportunidade quase insólita, só comprovada pelo fato de estarmos vivos e conscientes dela. Ninguém a deu a mim. Nem mesmo meus pais escolheram que eu - justo eu - nasceria. E é por isto que é tão maravilhosa, tão única, tão indescritível, tão bem-vinda. É um passado, um presente e um futuro do qual nós não queremos jamais abrir mão. É por ela ser tão única, que nós não a queremos deixar para atrás, não queremos esquecer que ela existe e existiu e ainda vai perdurar.

Espero de todo coração que a família de meu amigo se recupere do trauma, sem se esquecer de seus bons momentos; sem guardar culpas, rancores, medos. Sei que é estranho dizer isto, mas espero que, daqui para a frente, na vida deles, seja só alegria.

E por fim, chamo meus amigos lato sensu para darmos um passo juntos no fortalecimento dessa nossa enorme vontade de aproveitarmos cada minuto - ruim ou maravilhoso - dessa coisa louca que é estarmos aqui:

_Vamos! Vamos respeitar e vamos seguir em frente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário